sábado, 2 de abril de 2011

Os Lhasas Apsos

 
       Aí esta a mais rica coleção de carinhas que consegui reunir

                                            Lhasa Apso



História



O Lhasa Apso é uma raça antiga, criada durante séculos apenas pelos nobres e monges do Tibete. "Lhasa" é o nome da cidade sagrada da região e "Apso" poderá ter origem em cabra, devido à pelagem lanosa, ou "leão", devido ao seu papel de protector de templos.
O Lhasa Apso é considerado um cão sagrado na sua Terra Natal. Os tibetanos acreditam que a alma de um homem virtuoso descansa no seu animal preferido, depois de morrer.
Como guarda de templos e mosteiros, ladrando furiosamente a desconhecidos, o Lhasa Apso é tido como um amuleto de boa sorte, mas teria de ser oferecido, não podia ser comprado. Assim, estes cães permaneceram desconhecidos do resto do mundo até ao início do século XX. Por volta da década de 1920, Dalai Lama começou a procurar apoios internacionais para a causa tibetana e ofereceu alguns cães desta raça como presente a diplomatas, sobretudo a britânicos.
A raça só se tornaria conhecida nos Estados Unidos da América uma década mais tarde. Mas a popularidade que conheceu foi imediata e em 1935 já tinha sido reconhecida pelo AKC, apesar de ter sido mal classificado como Terrier.
Aparência
O Lhasa Apso é um cão de pequeno porte, cuja altura deverá ser de 25,4 cm de cernelha para os cães e um pouco menos para as cadelas.
A cabeça é larga, o focinho de tamanho médio e o nariz preto. Os olhos são pequenos, de cor escura e estão tapados pela pelagem da cabeça. As orelhas têm franjas e caem pendentes para cada lado da cabeça. Tem barba e bigodes compridos e de cor mais escura que o resto da pelagem. O pescoço é curto e guarnecido de uma juba. Os membros anteriores são verticais, e tal como os posteriores, estão totalmente tapados pelos longos pêlos. A cauda possui franjas e é mantida sobre o dorso

A pelagem é comprida, lisa e pesada. As cores permitidas são o dourado, cor de mel, ardósia, areia, cinzenta, preta, branca ou castanha
Temperamento
Tendo sido criado como um cão sentinela por monges budistas do Tibete, os Lhasa Apsos tendem a estar atentos e possuem um forte senso de audição e também um alto e forte latido que engana o seu tamanho. Eles também podem se mover muito silenciosamente, o que lhes permite surpreender intrusos, bem como familiares desavisados. O temperamento ideal de um Lhasa é muito atento a estranhos e fiel aos mais próximos a ele. O Lhasa está no rank 68 no livro "A Inteligência dos Cães", de Stanley Coren, considerada a inteligência a relação entre exercício e obediência
.Lhasa Apsos geralmente agem com frieza, sua personalidade pode se assemelhar à dos gatos e não se encaixam na imagem estereotipada de um "pequeno feliz". Com características de personalidade única, eles ganharam uma reputação em alguns círculos como sendo uma raça muito emotiva e que, em alguns casos, revela-se completamente destemida. Eles levam o seu papel de guardiões da família muito a sério e podem ser assertivos sobre permitir ou não a entrada de visitantes na casa. Esta característica, aliada à sua tolerância, à solidão e ao baixo nível de energia, tornou a raça popular entre as pessoas que vivem sós em pequenos apartamentos.
Se devidamente treinado desde filhote, irá apreciar banho e tosa, mas eles geralmente não gostam de banho ou de nadar, pois não é característico da raça. O Lhasa Apso é uma raça de vida longa, com alguns chegando a viver mais de 20 anos com boa saúde. Existem alguns problemas de saúde específicos para a raça. Sua visão pode se deteriorar com a idade mas como são cães que não se orientam pela visão, eles podem suportar a cegueira com poucas mudanças perceptíveis no comportamento
Devido à tendência de alfa comportamento, um macho Lhasa Apso pode ser extremamente dominante e agressivo para outros cães machos, ainda que muito maiores, e obstinado sobre marcação de território com urina
. A castração em idade precoce é fortemente recomendada

.Saúde e Higiene
O Lhasa Apso é na generalidade um cão bastante saudável. Alguns dos problemas mais verificados na raça dizem respeito a mal formações nas articulações, complicações renais e oculares.
A abundante pelagem do Lhasa Apso exige cuidados particulares: o pêlo deve ser escovado todos os dias ou no máximo "dia sim, dia não", de forma a eliminar riças que poderão causar infecções na pele. Este cão perde bastante pêlo durante todo o ano.
(Fonte:Pesquisa internet)





                                         CITAÇÃO
          Um cão é a única coisa na terra que te amará mais do
                  que tu te amas a ti mesmo.”(Josh Billings

                                     .










.











.











.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário